segunda-feira, 14 de março de 2016

significados de cores


os significados  das cores As diferentes cores do arco-íris derivam de processos físicos simultâneos que ocorrem quando a luz solar, branca, atravessa gotículas de água presentes no ar e se decompõe em outras cores, como mostrado no infográfico acima. 

1. Refração Ao passar de um meio (o ar) para outro (a gotícula de água), a luz solar tem sua velocidade alterada. Com isso, muda também sua direção. Ao voltar ao ar, a luz sofre outra refração. 

2. Dispersão A velocidade da luz solar se altera de forma diferente para cada comprimento de onda. Como consequência, os desvios são diferentes. O fenômeno provoca a decomposição da luz em várias cores. 

3. Reflexão No interior das gotículas, a luz do Sol decomposta sofre mudanças de direção ao incindir sobre a superfície interna da água. Em seguida, continua a se propagar. Depois, refrata-se de novo. 

4. Observação Uma pessoa no solo consegue ver as sete cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) porque as luzes dispersas dentro de cada gotícula seguem em diferentes direções. A luz branca, que dá origem às demais, é composta de luzes de vários comprimentos de onda, indo do violeta (que tem cerca de 400 nanômetros) ao vermelho (de 700 nanômetros). Todas as luzes refletem e refratam da mesma forma, mas só algumas delas chegam ao observador em função da posição dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário